segunda-feira, 1 de abril de 2013

Tecido resistente a unha de gato!

Muitas pessoas me perguntam sobre tecidos que sejam resistentes as unhas dos gatos, pedem tecidos "anti-gato", e eu sempre recomendei o Acquablock, mas resolvi me envolver mais no assunto; enviei alguns emails aos meus fornecedores que me passaram alguma informações interessantes, complementando as que eu já tinha; e agora vou repartir aqui com vocês o que eu sei sobre o assunto!

Os gatos tem como costume afiar suas unhas, e adoram usar os sofás para isso, mas com alguma precaução podemos evitar, ou dificultar a vida do bichano e preservar os nossos estofados.



Essa paixão dos felinos pelos sofás não existe à toa, acontece devido a necessidade deles em afiar as unhas, e o sofá apresenta as condições ideais, pois na maioria dos casos, o tecido segura (ou enrosca) a unha do animal e com isso, facilita o processo de afiação; portanto quanto mais enroscar as unhas do gato, mais atraente é o tecido! (foto: tecido rústico / trama muito definida e aberta)



A solução para este caso? Tecido que não sejam fáceis de enroscar as unhas, ou seja, com a trama bem fechada.

Ok, isso parece a solução milagrosa, mas existem outros fatores além de uma simples trama! Não adianta escolher um tecido com a trama fechada mas que tenha algum acabamento que possa ser danificado, porque por mais que o tecido não seja o ideal para seu gato afiar as unhas, ele vai acabar mais dia ou menos dia usando seu sofá para fazer uns testes, e se o tecido não resistir quando for solicitado, o resultado será desastroso!

Fiz um levantamento dos piores tecidos para quem tem gatos em casa, e aqui vão eles, todos tecidos com uma trama mais aberta, ideal para o gato afiar as unhas: Chenille, Jacquard, Rústicos, Linhão,  e tecidos a base de Juta.

Entre os tecidos com a trama fechada devem ser descartados os Linhos, Sedas e Veludos, pois um simples fio puxado pode destruir a trama do tecido e causar um desastre.

Outro material que não recomendo são os couro sintéticos (couros ecológicos, couvins e corinos), aliás muitos oferecem este material como opção "anti-gato", mas digo que é puro mito e uma grande roubada, pois os couros sintéticos não tem resistência nenhuma aos arranhões, podendo facilmente riscar; isso mesmo "riscar"; eles tem um acabamento em sua película superior que podem facilmente serem riscados, e isso é um dano irreversível ao material. Mesmo não sendo a melhor opção, ainda é mais indicado que os outros tecidos que citei acima .(na foto abaixo sofá em corino)



Portanto, feita minha análise detalhada sobre o assunto, posso garantir a vocês, que apenas três grupos de tecidos passaram na prova dos gatos, vou abaixo falar de cada um dos três, começando do menos recomendado até o campeão, considerado o tecido mais resistente aos gatos!

Medalha de bronze, ficando com o terceiro lugar; as sarjas, lonas, lonitas e os brins (jeans)! Estes tecidos não tem a trama totalmente fechada, mas são bem resistentes, e irão oferecer bastante dificuldade para o felino conseguir desfiar ou danificar o tecido! Ele pode até fincar suas unhas, mas não terá muito sucesso na destruição do material. Mesmo que eles consigam danificar, estes materiais não irão aparentar tanto os danos e você conseguirá ter seu sofá apresentável por um bom período; mas com o tempo, se o gato constantemente afiar suas unhas no tecido, inevitavelmente acabará estragando o material; a boa notícia é que isso levará um bom tempo.

Medalha de prata, ficando com o segundo lugar; a Suede ou Ultrasuede! Este tecido além de ter sua trama muito fechada, tem no seu processo de fabricação, um desgaste natural, que o torna já desfiado por natureza. Por sua trama ser bem fechada, as unhas dos gatos tem muita dificuldade de penetração e portanto torna o tecido não muito atraente para os gatos, somado a isso, se o gato tiver exito em sua empreitada e conseguir danificar o tecido, provavelmente o dano ficará invisível aos seus olhos, pois o tecido consegue esconder com perfeição os danos causados pelos gatos. A má notícia é que provavelmente após um longo período, o gato consiga ter sucesso no processo de destruição, mas isso se ele não desistir antes, porque o tecido realmente não é atraente para o bichano. (na foto abaixo: sofá em suede)



Medalha de ouro, o campeão, considerado o melhor tecido anti-gato é o Acquablock da Karsten! Eu já indicava este tecido contra arranhões de gatos, e agora com mais certeza posso garantir que é mesmo o tecido mais resistente quando o assunto for felinos com vontade de afiar suas unhas! O Acquablock tem uma trama muito fechada, e devido ao tratamento que recebe para o tornar impermeável praticamente fecha qualquer brecha em sua trama, sendo assim, o tecido acaba se tornando praticamente impenetrável às unhas dos gatos, um verdadeiro terror aos bichanos, que tendem a desistir de investir contra um material que não serve para afiar suas garras. A única contra-indicação do Acquablock é que é um tecido não tão macio e confortável quanto a Suede e a Sarja, mas se isso for a solução para ter seu gatinho em casa e também ter um sofá inteiro e apresentável, vale a pena investir no revestimento com este material! Outro cuidado necessário, é optar por cores claras do acquablock, no máximo um bege escuro, pois quando arranhado, pode deixar marcar na resina, assim com acontece com os couros sintéticos, mas de resto pode apostar sem medo! (abaixo, foto do sofá em Acquablock 1780 cor 1)



Espero que tenha tirado todas dúvidas sobre o assunto e "salvado" muitas pessoas desesperadas com seus gatinhos em casa, e estou a disposição para sanar qualquer questão ou dúvida sobre o assunto, só me contatar pelo email, pelo facebook ou pelo nosso site: www.armazemtecidos.com.br 

13 comentários:

  1. Excelente matéria, me ajudou muito na escolha do sofá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos muito lisonjeados por ter sido útil nosso artigo! Se houver mais alguma dúvida sobre decoração, mesmo que não esteja em nosso blog, site ou facebook, pode entrar em contato que teremos prazer em ajudar!

      Excluir
  2. Olá, sempre evitei ter gatos por conta do meu sofá. Acabei cedendo e adotei 2 lindas gatinhas. Porém DESTRUIRAM meu sofá em 3 meses!!! Aí depois de muito procurar descobri uma loja, que trabalha com todos os tipos de sofá, com o tecido anti gato. Estou com um sofá deles a 2 anos tudo que as gatinhas conseguiram foram uns pequenos furinhos! ^^ Acho que vale muito divulgar, já que pra mim funcionou. A loja fica ao lado do shopping Morumbi. www.compreseusofa.com.br E os preços são bem razoáveis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel, muito boa sua dica! Pelo que vi o tecido que eles revestem como anti-gato é o mesmo que indiquei em minha matéria como sendo o melhor, pela descrição posso deduzir; "devido ao tratamento que recebe para torná-lo impermeável, praticamente fecha qualquer brecha em sua trama" ! Esta descrição é do Acquablock! Muito bacana!

      Excluir
  3. Boa tarde.
    Parabéns pelo blog. Amei as dicas!!!
    Poderia tirar uma dúvida?
    Qual o tipo de Suede desse modelo de estofado marrom da foto (quarta imagem)?
    Achei muito lindo...
    Poderia tirar minha dúvida por gentileza?
    Grata pela atenção,
    Alessandra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra! Obrigado pelos elogios, e sanar dúvidas é nosso maior objetivo! rsrs

      Acesso o link abaixo, que será direcionada imediatamente a esta suede em nosso site:

      http://www.armazemtecidos.com.br/tecidos/decoracao/produto/suede_estampado/suede-1400-cor-6.htm

      Dúvidas pode perguntar à vontade!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Hamilton o seu blog pra mim foi realmente maravilhoso!
    Há algum tempo venho pensando em reformar meus sofás pois estão manchados por conta do tempo de uso e das artes das crianças e destruídos em algumas partes por conta dos meus dois gatinhos.
    Ele é de chenille cor areia. Imagine o estrago, rsrsrs
    Suas dicas sobre tipos de espumas, tendências de cores e o melhor tecido "anti-gatos" me deixaram totalmente segura para fazer a minha escolha.

    Parabéns e sucesso!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ólá Lili! Obrigado mesmo pelos elogios e estou muito feliz que tenha te ajudado! Se houver alguma dúvida, por menor que seja pode entrar em contato comigo que farei o possível para ajudar! Obrigado

      Excluir
  6. Artigo muito bom, uso o Aquablock e o Sued a anos contra gatos e funcionam perfeitamente já que tenho 6 gatos em casa.

    ResponderExcluir
  7. Adorei esse artigo. Tenho um blog sobre gatos e gostaria de aber se vc autoriza publicar, com os devidos créditos, esse post no meu blog tbm.
    www.minhasgatasmanhosas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. A Unha de Gato (Uncaria tomentosa), conhecida por suas propriedades medicinais há séculos, vem ganhando cada vez mais destaque no mundo da saúde natural. Mas você sabe para que serve a Unha de Gato e quais são seus reais benefícios? Neste guia completo, desvendamos os mistérios dessa planta milagrosa e te ajudamos a decidir se ela é ideal para você.
    https://gatocatblog.blogspot.com/2024/03/o-que-e-unha-de-gato-e-de-onde-vem.html

    ResponderExcluir