quinta-feira, 9 de maio de 2013

Porque o couro ecológico descasca!

Hoje vamos abordar um tema muito comum; materiais que imitam couro e danificam rapidamente; e acabam deixando todos nós furiosos e decepcionados!

A resposta básica está realmente na qualidade, mas pode estar relacionada ao mau uso também, então vamos direto ao assunto.

Atualmente a maioria dos chamados Couros Ecológicos são feitos de P.U (poliuretano), que é um material que proporciona um toque extremamente macio e sedoso ao sofá, sem igual em relação aos outros tipos de sintéticos. Estes materiais são fabricados em forma de uma fina película que se estende por cima de uma malha de algodão, que lhes dá sustentação, e é nessa película que mora o perigo. Para reduzir o custo, os fabricantes geralmente colocam uma camada de p.u muito fina, que praticamente não resiste a fricção, e assim, vai se deteriorar rapidamente, se soltando da malha de algodão, como se estive sendo retirado um adesivo de uma superfície qualquer. Além disso o material as vezes não recebe nenhum tratamento superficial para melhorar sua resistência e para dar acabamento, e assim também vai apresentar acelerado desgaste. Como o estamos explanando aqui, o problema crucial geralmente é a queda do custo do produto, lembrando que hoje, 99,9% dos materiais em P.U que circulam no nosso mercado são de origem chinesa, já que a indústria nacional praticamente abriu mão de produzir revestimentos em p.u no Brasil, por não ter como enfrentar a concorrência com os asiáticos.

Abaixo; exemplo de sofá revestido com P.U de má qualidade.



Como vemos acima na foto, o estado que fica o sofá revestido com materiais de péssima qualidade é desastroso, e praticamente fica inaceitável ter um móvel como esse em nossas salas. Além do problema do descascamento, usar material de má qualidade pode causar trincas, esgarçamento e até rasgamento do revestimento. Não é exclusividade do couro ecológico ter problemas, isso pode acontecer com courvins, corinos e até napas e baguns; todo revestimento sintético, se for de má qualidade, provavelmente irá apresentar defeitos rapidamente.

Claro que além da má qualidade, certas medidas também causam danos aos revestimentos sintéticos, então listei abaixo 5 dicas preciosas para manter seu estofado por um longo período intacto:

1) Jamais expor seu estofado aos raios solares, apenas se o material for náutico.

2) Nunca usar produtos químicos na limpeza, apenas água e sabão neutro.

3) Não passar objetos nem panos abrasivos sobre a superfície, apenas macios; pois eles causam desgastes irreversíveis.

4) Não sentar molhado ou deixar a superfície ficar em contato com muita umidade, o revestimento tende a apodrecer quando isso ocorre devido ao mofo.

5) O Suor é corrosivo, pois tem muito sal, óleo e ácidos; portanto ele certamente danificará seu estofado a médio prazo.

Além de seguir estas dicas, de nada adianta se não exigir qualidade, hoje em dia se for courvin eu indico que exijam marcas como Vulcan, Kelson´s, York ou Cipatex, se for corino só indico Corano e se for couro ecológico apenas tenho confiança em três marcas;  Decon.Tek, Torck e Courssímo (original gravado no verso).

Espero ter ajudado, mais informações sobre o assunto estamos a disposição.




Um comentário:

  1. Ola gostei da dica! Como faço para
    Recuperar o sofa de courissimo que esta descascando

    ResponderExcluir