Na verdade não é difícil usar tecidos estampados, apesar do medo que muita gente tem de deixar o ambiente muito "cheguei" ou não combinando; existem regrinhas simples que facilitam muito nossas vidas, mas estas regras são mais relacionadas ao bom senso do que a uma fórmula exata! Não tem nenhum sentido dizer que só se pode usar tecido xadrez em almofadas, listrados em cortinas e com bolinhas em poltronas, esquece quem fala esse tipo de coisa, pode-se usar todos os tipos de tecidos em todos os tipos de móveis , desde que exista bom senso! Veja alguns exemplos que postei aqui com as explicações para ver como é fácil montar seu ambiente estampado, com muita vida e cor!
Na foto acima;o sofá está em um tecido floral todo estampado, mas veja que a cor principal do ambiente é neutra, e as flores do sofá em um lilás, combinam com as listras das almofadas, já o tapete em um bege deu apenas um sobre tom na sala, que manteve o ambiente leve, romântico, mas ousado. Preste atenção que as almofadas menores são listradas e as maiores em um floral no mesmo tecido que o sofá, poderiam ser lisas também, em um tom lilás ou cru, mas jamais escolha uma estampa floral diferente da estampa do sofá, pois formas florais diferentes causam muita poluição visual.
No caso acima, como o anterior, a cor base é neutra , e veja que o sofá e as almofadas estão no mesmo tecido mas existem algumas almofadas lisas em cores neutras. Neste caso almofadas listradas em azul também seriam uma boa, ou inteiras na cor azul!
Veja neste ambiente, já bem mais carregado por sinal, alguns fatos interessantes! O Sofá está em um tecido estampado, mas com diversas cores, tem um cinza (rato), cru, amarelo e um pouco de vermelho, observe que as cores entram em perfeita harmonia com o papel de parede (cinza), as almofadas lisas (amarelo e cinza ), e as mesas em madeira avermelhada e marrom, assim como o cru combina com o almofadão no chão e as cortinas da sala; e o amarelo completa combinando até mesmo com as flores na mesa de centro! Um show de tom sobre tom, que culminou neste trabalho muito bem elaborado!
Outro clássico exemplo de bom gosto, um par de poltronas em tecidos diferentes, mas repare bem que todas as cores dos tecidos se encaixam perfeitamente no ambiente, as folhas e as listras são da tonalidade do tapete, que por sua vez estão alguns tons abaixo do marrom dos pés das poltronas. A cortina no mesmo tecido de uma das poltronas e o ambiente externo com muito verde (das plantas) e marrom (dos caules) fechou o contexto de forma perfeita, onde todas as cores se relacionam!
Esse ambiente acima é um que eu gosto muito! Veja que o sofá é listrado, bege e cru e as almofadas muito chamativas e com flores, parecem não ter muito haver em um primeiro contato, mas repare bem; as listras do sofá estão um tom acima da mesa de centro branca e de uma parte da cortina e da parede, e o bege das listras casa perfeitamente com as listras beges que é o fundo das almofadas florais, sem falar que o tecido das almofadas é o mesmo das cortinas! O piso na cor de cerâmica está em perfeita harmonia com a cor das flores nas almofadas, realmente um clássico!
E usando esta regra a brincadeira pode ficar mais complexa, basta usar sua visão e percepção! Podemos criar ambientes multi-coloridos, sempre usando o tom sobre tom e com as cores se relacionado sempre. Uma dica bem útil é sempre ver as cores das estampas e reparar nas cores do ambiente, para ver se estão na mesma tonalidade.Se for usar muitas cores, tipo arco-íris mesmo, nesse caso o ideal é deixar as paredes em cores neutras e ousar nas cores dos tecidos, mas prefira não mesclar muitos tipos de estampas quando houver muitas cores envolvidas, é o mesmo caso de misturar dois tipos de florais, isso pode causar uma poluição visual.
Fonte: As fotos deste artigo são da Linha Art Decor da Karsten
A última foto é do site http://www.designinteriores.com.br
Mais informações acesse: www.armazemtecidos.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário