quarta-feira, 29 de maio de 2013

O trio que compõe a sala - Sofá , Cortina e Tapete

Quando vamos decorar nossa sala, as peças que nos tomam mais tempo, que nos causam mais dúvidas são o sofá, tapete e cortina; esse trio é a base da decoração de sua sala. As pessoas sempre questionam o que é e o que não é legal usar em um destes três artigos e prontamente eu respondo: Tudo é legal e tudo não é legal, depende do seu projeto, o que precisamos é conseguir obter uma combinação, uma harmonia.

Portanto vamos partir do início, primeiramente se seu espaço está vazio e vamos começar do zero, temos que primeiro optar qual peça será a pioneira, a que você faz mais questão em ter; escolhendo essa peça que será uma das três, vamos traçando os passos da decoração!

Escolhendo a peça principal, partimos para escolha das outras duas em função da cor e estilo determinados pela primeira peça; depois de definida as três peças, definimos a cor da parede, que será escolhida de modo que mantenha a harmonia entre as peças e o ambiente. Após a combinação do trio com a cor da parede, vamos preenchendo com móveis e peças decorativas para finalizar o ambiente. A regra é que tudo parte de um princípio, portanto, existem ambientes que são criados para atender um quadro, uma escultura, uma peça de decoração, e partir deste início vamos traçando a decoração final de forma harmoniosa.


Veja na foto acima, tudo leva a crer que o sofá turquesa foi a peça principal, as outras foram escolhidas em função dele, veja que o tapete branco quase não tem destaque e neste caso a sala está sem cortina, de propósito da nossa parte, pois caso tivessem que sugerir uma cortina a este ambiente que cor seria? Que tipo seria? No caso, o ambiente já está carregado, o ideal é mante-lo assim, portanto para cortina colocar um voil bem leve, branquinho ao fundo seria o ideal, não comprometeria a decoração; qualquer coisa diferente disso já começaria a pesar no ambiente!

A cortina ideal aliás é sempre sugerida como neutra em relação ao ambiente, branca ou cru; nunca chamativa demais, pois ela pode carregar muito o ambiente já que ocupa uma grande área visual! Mas toda regra existe exceções e por isso temos que ter muito cuidado ao quebrar essa, para não deixar nosso ambiente pesado, cansativo e nada bonito nem aconchegante.

Vamos comentar alguns exemplo abaixo para facilitar o entendimento:



No exemplo acima, a cortina e um dos tapetes estão em tom pastel, já dois sofás e um dos tapetes em tom cinza, puxado para o grafite; a parede branca ficou neutra na decoração, assim como o rack da sala, deixando os sofás, a cortina e os tapetes fazerem o papel de destaque.


Já neste projeto, veja que o sofá em tom pastel e o tapete seguindo o mesmo tom estão relativamente neutros, a cortinha nesse tecido cru bem levinho está apenas compondo o ambiente de forma desapercebida, ou seja, neste ambiente, o destaque ficou por contra dos objetos como a poltrona, o abajour e o quadro amarelo; mas se retirarmos os mesmos do projeto, mesmo sem um grande destaque, o trio cortina-sofá-tapete estariam em combinação perfeita!



No ambiente acima não precisamos nem nos esforçar para ver que o tapete é o grande "astro" da decoração, tudo bem que a manta no sofá deu uma quebrada na imensa neutralidade do projeto, mas como ele é 100% neutro, o tapete pode ser bastante ousado.


E para finalizar o mais difícil; colocar a cortina como destaque na decoração! Veja que o projeto acima nem de sala é e muito menos estamos vendo o tapete, se é que ele existe, mas vemos que para ousar na cortina, todo o contexto teve que acompanhar, e mesmo assim o ambiente ficou muito carregado; está dentro do contexto decorativo, mas para muitos é de gosto duvidoso, portanto para ousar na cortina devemos levar em conta que o ambiente ganhará muita personalidade e nem sempre agradará a maioria!

Estas foram nossas dicas, espero que tenham sido muito úteis, se precisarem de alguma dica ou informação extra estamos disponíveis através de nosso site, pelo facebook ou em nosso email. 

Um comentário: